Youtube video downloader Cátedra UNESCO de Políticas Culturales e Gestão da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br Cátedra UNESCO de Políticas Culturales da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) Mon, 11 May 2020 19:57:08 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.2.5 Divulgação da 3ª edição do boletim com os resultados preliminares da pesquisa “Impactos da COVID-19 na Economia Criativa” http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/divulgacao-da-3a-edicao-do-boletim-com-os-resultados-preliminares-da-pesquisa-impactos-da-covid-19-na-economia-criativa/ Mon, 11 May 2020 19:52:58 +0000 http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/?p=11291 Saiu o terceiro Boletim com os resultados preliminares da pesquisa “Impactos da COVID-19 na Economia Criativa”. A edição 3 apresenta percepções de 575 indivíduos e 350 organizações que responderam a pesquisa de 2703 a 04/05. Lembramos que a coleta de dados continua ativa. Se você é profissional independente ou integra uma organização com ou sem fins lucrativos que teve a sua atuação impactada pela COVID-19, por favor participe da pesquisa e, se possível, compartilhe na sua rede. Esta é uma situação em rápida evolução e os resultados da pesquisa poderão contribuir para a tomada de decisão em relação às estratégias futuras. Agradecemos a sua colaboração!

Acesse o boletim.

]]>
Cultura e Desenvolvimento: Projetos culturais e a Agenda 2030 http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/cultura-e-desenvolvimento-projetos-culturais-e-a-agenda-2030/ Mon, 11 May 2020 09:00:49 +0000 http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/?p=11281 Cultura e Desenvolvimento: Projetos Culturais e a Agenda 2030 é um projeto de pesquisa coordenado pelo Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho (POLObs), Portugal, desenvolvido em parceria, no Brasil, com a Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão (FCRB) e com a Universidade Federal da Bahia. A pesquisa teve início em dezembro de 2019 em Portugal e em maio de 2020 foi estendida aos contextos lusófono e ibero-americano.

Mais do que problematizar sobre a presença da cultura na resolução “Transformar o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” e sobre a importância da cultura para o desenvolvimento sustentável, com este projeto vamos identificar, caracterizar e mapear projetos culturais que foram ou estão a ser desenvolvidos com o enquadramento da Agenda 2030. Considera-se que deste modo, ao colocarmos a tônica na disseminação de práticas de apropriação da Agenda 2030 por parte de organizações, públicas e privadas, do setor cultural, estamos também a sublinhar a importância que o setor cultural pode e deve ter para o cumprimento da Agenda 2030.

Contribua preenchendo a ficha de registro de projetos

Com os dados recolhidos será possível a elaboração de dossiês temáticos sobre projetos culturais desenvolvidos à luz de cada um dos ODS, bem como a criação de um Mapa Virtual que possibilitará uma visão de conjunto da presença territorial dos projetos culturais em função dos ODS.

Agradecemos, desde já, a sua colaboração no preenchimento e na divulgação da presente Ficha de Registo de “Projetos Culturais e a Agenda 2030”. O primeiro período de submissão de Fichas de Registo provenientes do contexto brasileiro termina em 31 de julho de 2020. Para esclarecimentos, contacte o POLObs (polobs@ics.uminho.pt) ou o coordenador do estudo (Manuel Gama: manuelgama@ics.uminho.pt).

]]>
Divulgação da 2ª edição do boletim com os resultados preliminares da pesquisa “Impactos da COVID-19 na Economia Criativa” http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/divulgacao-da-2a-edicao-do-boletim-com-os-resultados-preliminares-da-pesquisa-impactos-da-covid-19-na-economia-criativa/ Tue, 28 Apr 2020 09:41:53 +0000 http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/?p=11276 Foi publicado o segundo Boletim com os resultados preliminares da pesquisa “Impactos da COVID-19 na Economia Criativa”. A edição 2 apresenta percepções de 255 organizações e 392 profissionais que responderam os questionários durante as três primeiras semanas, no período de 27/03 a 17/04/2020. Lembramos que a coleta de dados continua ativa. Se você é profissional independente ou integra uma organização com ou sem fins lucrativos que teve a sua atuação impactada pela COVID-19, por favor participe da pesquisa e, se possível, compartilhe na sua rede. Esta é uma situação em rápida evolução e os resultados da pesquisa poderão contribuir para a tomada de decisão em relação às estratégias futuras. Agradecemos a sua colaboração!

Acesse o boletim.

]]>
Divulgação do fórum virtual “Navegar é preciso – O setor cultural em tempos de coronavirus – Visadas latinoamericanas” http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/divulgacao-do-forum-virtual-navegar-e-preciso-o-setor-cultural-em-tempos-de-coronavirus-visadas-latinoamericanas/ Tue, 28 Apr 2020 09:22:30 +0000 http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/?p=11272 No dia 29 de abril, teremos o primeiro encontro virtual “Navegar é preciso” que tratará do tema “O setor cultural em tempos de coronavirus – Visadas latinoamericanas”. A transmissão acontecerá às 20h (horário de Brasília). Esta mesa contará com a presença de Lia Calabre, Hugo Achugar, Paola De la Vega, Carlos Ossa Swears e Vladimir Velázquez Moreira, com mediação realizada por Marisol Facuse e Sergio Villena.

O fórum será transmitido através da página do Instituto de Investigaciones Sociales UCR.
Venham contribuir! Saudações e saúde para todos!

]]>
Chamada para profissionais e representantes de organizações culturais para a pesquisa “Impactos da COVID-19 na Economia Criativa”, do Observatório da Economia Criativa da Bahia http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/divulgacao-da-pesquisa-impactos-da-covid-19-na-economia-criativa-do-observatorio-da-economia-criativa-da-bahia/ Fri, 17 Apr 2020 11:58:22 +0000 http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/?p=11250
Leia mais...]]>
Foi lançada, em 27 de março, a pesquisa “Impactos da COVID-19 na Economia Criativa”. Os dados coletados permitirão análises sobre as consequências da crise da COVID-19 para os indivíduos e organizações atuantes nos setores artísticos, culturais e criativos. O OBEC-BA pretende divulgar um boletim semanal com os resultados preliminares, sempre às sextas-feiras.

ufrb.edu.br/economiacriativa-covid19
ufrb.edu.br/economiacriativa-covid19

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor criativo emprega aproximadamente 1,9 milhões de pessoas (1,6% dos ocupados) no Brasil, sendo que destes, cerca de 44% atua de maneira autônoma. O “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil”, lançado pela FIRJAN, indica que, em 2015, o setor foi responsável por 2,64% do PIB (Produto Interno Bruto). Desde o começo de março, a dinâmica da economia criativa tem sentido o choque das determinações necessárias para o controle da pandemia, como o fechamento de espaços, o cancelamento de espetáculos e a suspensão da produção de novos filmes e discos, só para citar alguns exemplos.

Diante desse contexto, a pesquisa poderá fornecer subsídios para a tomada de decisões nos setores públicos e privados. Inicialmente, estão disponíveis dois modelos de questionário para preenchimento online, buscando levantar dados sobre profissionais e organizações, com e sem fins lucrativos, nos diversos setores da economia criativa. O objetivo é identificar o perfil de atuação de profissionais autônomos e organizações, o impacto estimado da COVID-19 no momento atual, as estratégias de enfrentamento e as relações prévias dos participantes com os poderes públicos. Posteriormente, o OBEC-BA pretende acompanhar a evolução dos impactos e das estratégias de enfrentamento. “A economia criativa sempre sofreu com a lacuna de dados que permitam análises mais coerentes sobre a realidade do setor. Neste momento, mais do que nunca, precisamos de informação para que as medidas propostas sejam mais efetivas para mitigar as consequências da crise”, ressalta a coordenadora da pesquisa, Daniele Canedo.

O OBEC-BA espera uma ampla participação das organizações e profissionais atuantes no setor da economia criativa. A pesquisa pode ser acessada através do link: ufrb.edu.br/economiacriativa-covid19. O tempo médio de resposta é de quinze minutos.

Temas pesquisados

O questionário procura identificar:

  • 1) Impacto estimado da COVID-19 – identificação do perfil dos impactados, o número de atividades afetadas, a escala de grandeza das perdas financeiras, quais as receitas estão sendo mais impactadas e possíveis choques no mercado de trabalho da economia criativa;
  • 2) Estratégias de enfrentamento – como cada organização e indivíduo está avaliando e se preparando de forma diferente para a situação. A pesquisa procura identificar a percepção do setor criativo e as estratégias que estão sendo acionadas para enfrentar a situação, incluindo necessidades não atendidas;
  • 3) Relações prévias com o poder público – tendo em vista o papel que o poder público tem no fomento à cultura nacional e no enfrentamento da crise da COVID-19, a pesquisa procura mapear, de forma sucinta, a relação prévia dos agentes culturais com níveis de governo no Brasil e relação com instituições estrangeiras.

Sobre o OBEC-BA

O Observatório de Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA) integra uma rede de núcleos vinculados às universidades federais do Brasil instituída em 2014 com o objetivo de produzir informações e conhecimento e gerar experiências e experimentações sobre a economia criativa local e estadual. Sediado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA), o OBEC-BA agrega docentes, discentes e técnicos da UFBA, da UFRB, da UNEB, bem como de outras instituições públicas, como a Secult, com experiências multidisciplinares, para o desenvolvimento de iniciativas de ensino, pesquisa e extensão no campo da economia criativa.

Equipe da pesquisa – OBEC-BA

Daniele Canedo (Coordenação) – UFRB; Pós-Cultura e NPGA/UFBA
Carlos Magno Guerra – UNEB; NPGA/UFBA
Carlos Paiva – FUNCEB/SECULT; Pós-Cultura/UFBA
Carmen Lima – UNEB
Leonardo Costa – UFBA
Luiz Gustavo Campos – Pós-Cultura/UFBA
Luciano Simões – UFRB
Mércia Queiroz – FUNCEB/SECULT; Pós-Cultura/UFBA
Raíssa Caldas – Pós-Cultura/UFBA
Renata Rocha – UFBA

]]>
Anais do X Seminário Internacional de Políticas Culturais http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/anais-do-x-seminario-internacional-de-politicas-culturais-2/ Wed, 08 Apr 2020 17:27:38 +0000 http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/?p=11224 Para realizar o download do arquivo, clique aqui.

]]>
Informe acerca do adiamento do XI Seminário Internacional de Políticas Culturais http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/informe-acerca-do-adiamento-do-xi-seminario-internacional-de-politicas-culturais/ Mon, 23 Mar 2020 15:58:02 +0000 http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/?p=11243 A Comissão Organizadora do XI Seminário Internacional de Políticas Culturais vem comunicar o adiamento do seminário, cujo período provável de realização será o 2º semestre de 2020 em decorrência da pandemia do novo coronavírus.


Informa ainda, que os trabalhos enviados estão sendo analisados e ao final de abril os resultados serão divulgados. Aguardamos os desdobamentos dos acontecimentos para fixar a nova data de realização.


Contando com a compreensão de todos,  desejando que cumpram os protocolos de segurança estabelecidos e fiquem bem, seguimos na defesa da importância da produção de conhecimento no país.


Abraços e até breve,
Lia Calabre (FCRB-UFF) e Luiz Augusto Rodrigues (UFF).

]]>
Boletim do Centro de Referências de Políticas Culturais, n.1 http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/boletim-do-centro-de-referencias-de-politicas-culturais-n-1/ Wed, 19 Feb 2020 21:00:59 +0000 http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/?p=11215 A Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão e o Setor de Pesquisa em Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa apresentam o primeiro número do Boletim do Centro de Referência em Políticas Culturais: documento bimestral, oferecendo informações sobre os documentos pertencentes ao Repositório.

http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/bitstream/20.500.11997/6244/2/Legisla%c3%a7%c3%a3o%20do%20Conselho%20Federal%20de%20Cultura%20-%201968.PDF
]]>
XI Seminário Internacional de Políticas Culturais – Chamada de trabalhos http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/xi-seminario-internacional-de-politicas-culturais-chamada-de-trabalhos/ Wed, 05 Feb 2020 15:00:32 +0000 http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/?p=11204 Após completarmos uma década da realização do Seminário Internacional de Políticas Culturais, com o evento consolidado no calendário nacional, a Comissão Organizadora e a Comissão Acadêmica avaliaram que era o momento propício de iniciar um antigo projeto de itinerância do evento. A proposta é que pelos próximos anos o Seminário Internacional  de Políticas Culturais circule pelas organizações parceiras da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão – FCRB, sediadas no Rio de Janeiro.

Nessa 11ª edição, o Seminário está sendo organizado pelo Setor de Políticas Culturais da FCRB em parceria com o Laboratório de Ações Culturais – LBAC-UFF e com o apoio da Secretaria Municipal das Cultura de Niterói, ambos parceiros da Cátedra desde 2018.

Assim, convidamos a todos que venham participar. Um ótimo Seminário para todos!

]]>
Seminário Internacional Cultura e Democracia – Niterói 28 a 30 de novembro http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/seminario-internacional-cultura-e-democracia-niteroi-28-a-30-de-novembro/ Thu, 28 Nov 2019 18:00:41 +0000 http://catedrapoliticasculturais.rb.gov.br/?p=11199 Como parte da programação da 5ª Conferência de Cultura Municipal de Niterói, a Secretaria Municipal das Culturas, a Fundação de Arte e Cultura e o Conselho Municipal de Políticas Culturais, com o apoio da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão – FCRB, dentre outras instituições, realizam o Seminário Internacional de Cultura e Democracia entre os dias 28 e 30 de novembro de 2019. 

Visando refletir e aprofundar sobre o necessário debate em torno das políticas culturais no Brasil, e pautar diretrizes para uma agenda em torno das artes e da cultura em nossa cidade para o próximo período, o Seminário Internacional Cultura e Democracia contará com a presença de convidados do Equador, Portugal, Colômbia, Chile, Argentina e Peru. O Seminário será realizado em vários espaços da cidade, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Solar do Jambeiro e o Museu Janete Costa de Arte Popular, e trará mesas de debate e apresentações artísticas. 

Acesse a programação completa em culturaniteroi.com.br/blog/?id=4529&equ=cultura

Inscreva-se: https://culturaniteroi.com.br/blog/?id=4529&equ=cultura

]]>