Youtube video downloader I Colóquio sobre Gestão da Cultura: Capacidades Estatais, Arranjos e Formatos Institucionais – Cátedra UNESCO de Políticas Culturales e Gestão da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

I Colóquio sobre Gestão da Cultura: Capacidades Estatais, Arranjos e Formatos Institucionais

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) realiza o “1º Colóquio sobre Gestão da Cultura: Capacidades Estatais, Arranjos e Formatos Institucionais”. O evento será no dia 16 de outubro, às 14h30, na sala de cursos da FCRB. A entrada é franca. Sem inscrições prévias. Serão concedidos certificados a pedidos.

Trata-se do evento inicial da área de gestão da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão da FCRB. O colóquio tem por objetivo iniciar um ciclo de discussão sistemática sobre o tema da gestão no campo cultural. Pretende-se, neste primeiro evento, explorar as relações gerais entre capacidades estatais, arranjos institucionais e formatos organizacionais no contexto de implementação de políticas culturais em um sistema político democrático. Se por um lado o Estado deve possuir as capacidades necessárias para implementar as políticas públicas deliberadas, por outro, arranjos institucionais democráticos e participativos requerem habilidades dos agentes públicos que excedem a mera capacitação técnica para a alocação ótima de recursos com base nos critérios clássicos de caráter instrumental: eficiência, eficácia, efetividade e excelência no uso dos meios disponíveis e escassos. Novas exigências de legitimação se impõem para além daquelas concernentes à constituição de governos representativos pela via eleitoral e ao desempenho na consecução de agendas programáticas. Para fazer frente a essas realidades são requeridos formatos institucionais que conjuguem mérito, flexibilidade, porosidade participativa e controle social, conforme as peculiaridades de cada campo de política pública.

 

:: Programação:
Capacidades Estatais e a Cultura.
Roberto Pires (IPEA)

Gestão da Cultura e Formatos Institucionais da Administração Pública.
Aldino Graef (EPPGG/MPDG)

Gestão da Cultura e a Experiência Paulista.
Evelyn Levy (especialista em gestão pública e ex-consultora do Banco Mundial)

Organização Social: A Experiência da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto – ACERP.
Luiz Dolino (diretor da ACERP)

:: Moderador/Debatedor:
Marcelo Viana Estevão de Moraes (FCRB)

Share