Youtube video downloader I Colóquio sobre Gestão da Cultura: Capacidades Estatais, Arranjos e Formatos Institucionais – Cátedra UNESCO de Políticas Culturales e Gestão da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

I Colóquio sobre Gestão da Cultura: Capacidades Estatais, Arranjos e Formatos Institucionais

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) realiza o “1º Colóquio sobre Gestão da Cultura: Capacidades Estatais, Arranjos e Formatos Institucionais”. O evento será no dia 16 de outubro, às 14h30, na sala de cursos da FCRB. A entrada é franca. Sem inscrições prévias. Serão concedidos certificados a pedidos.

Trata-se do evento inicial da área de gestão da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão da FCRB. O colóquio tem por objetivo iniciar um ciclo de discussão sistemática sobre o tema da gestão no campo cultural. Pretende-se, neste primeiro evento, explorar as relações gerais entre capacidades estatais, arranjos institucionais e formatos organizacionais no contexto de implementação de políticas culturais em um sistema político democrático. Se por um lado o Estado deve possuir as capacidades necessárias para implementar as políticas públicas deliberadas, por outro, arranjos institucionais democráticos e participativos requerem habilidades dos agentes públicos que excedem a mera capacitação técnica para a alocação ótima de recursos com base nos critérios clássicos de caráter instrumental: eficiência, eficácia, efetividade e excelência no uso dos meios disponíveis e escassos. Novas exigências de legitimação se impõem para além daquelas concernentes à constituição de governos representativos pela via eleitoral e ao desempenho na consecução de agendas programáticas. Para fazer frente a essas realidades são requeridos formatos institucionais que conjuguem mérito, flexibilidade, porosidade participativa e controle social, conforme as peculiaridades de cada campo de política pública.

 

:: Programação:
Capacidades Estatais e a Cultura.
Roberto Pires (IPEA)

Gestão da Cultura e Formatos Institucionais da Administração Pública.
Aldino Graef (EPPGG/MPDG)

Gestão da Cultura e a Experiência Paulista.
Evelyn Levy (especialista em gestão pública e ex-consultora do Banco Mundial)

Organização Social: A Experiência da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto – ACERP.
Luiz Dolino (diretor da ACERP)

:: Moderador/Debatedor:
Marcelo Viana Estevão de Moraes (FCRB)

Share


503 Service Temporarily Unavailable

Server Error

503

Service Temporarily Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.


That's what you can do