Youtube video downloader Cultura e Desenvolvimento: Projetos culturais e a Agenda 2030 – Cátedra UNESCO de Políticas Culturales e Gestão da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

Cultura e Desenvolvimento: Projetos culturais e a Agenda 2030

Cultura e Desenvolvimento: Projetos Culturais e a Agenda 2030 é um projeto de pesquisa coordenado pelo Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho (POLObs), Portugal, desenvolvido em parceria, no Brasil, com a Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão (FCRB) e com a Universidade Federal da Bahia. A pesquisa teve início em dezembro de 2019 em Portugal e em maio de 2020 foi estendida aos contextos lusófono e ibero-americano.

Mais do que problematizar sobre a presença da cultura na resolução “Transformar o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” e sobre a importância da cultura para o desenvolvimento sustentável, com este projeto vamos identificar, caracterizar e mapear projetos culturais que foram ou estão a ser desenvolvidos com o enquadramento da Agenda 2030. Considera-se que deste modo, ao colocarmos a tônica na disseminação de práticas de apropriação da Agenda 2030 por parte de organizações, públicas e privadas, do setor cultural, estamos também a sublinhar a importância que o setor cultural pode e deve ter para o cumprimento da Agenda 2030.

Contribua preenchendo a ficha de registro de projetos

Com os dados recolhidos será possível a elaboração de dossiês temáticos sobre projetos culturais desenvolvidos à luz de cada um dos ODS, bem como a criação de um Mapa Virtual que possibilitará uma visão de conjunto da presença territorial dos projetos culturais em função dos ODS.

Agradecemos, desde já, a sua colaboração no preenchimento e na divulgação da presente Ficha de Registo de “Projetos Culturais e a Agenda 2030”. O primeiro período de submissão de Fichas de Registo provenientes do contexto brasileiro termina em 31 de julho de 2020. Para esclarecimentos, contacte o POLObs (polobs@ics.uminho.pt) ou o coordenador do estudo (Manuel Gama: manuelgama@ics.uminho.pt).

Share