Youtube video downloader II Colóquio Gestão da Cultura – Cooperação Internacional em Cultura – Cátedra UNESCO de Políticas Culturales e Gestão da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

II Colóquio Gestão da Cultura – Cooperação Internacional em Cultura

No dia 12 de julho, às 14h30, será realizado o II Colóquio Gestão da Cultura. Organizado no âmbito da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão da Fundação Casa de Rui Barbosa, o colóquio propõe como tema a relevância da Cooperação Internacional em Cultura. De fato, considerando a cultura em seu sentido mais amplo, ou seja, para além das artes e das letras, como o conjunto de traços distintivos que caracterizam uma sociedade ou grupo social, englobando os modos de vida, os direitos fundamentais do ser humano, os sistemas de valores, as tradições e as crenças, resta claro que soluções para os problemas complexos do mundo contemporâneo precisam necessariamente contemplar a diversidade de identidades, olhares, saberes e fazeres.

Nesse sentido, como um dos objetivos da Cátedra é a promoção de debates sobre o papel das políticas culturais em suas diversas perspectivas, o II Colóquio da série de Gestão da Cultura procura, a partir de uma abordagem transversal, pensar o lugar das políticas culturais na agenda de cooperação internacional. Por isso, convidamos a um debate sobre os desafios estabelecidos na Agenda de Cooperação em Cultura do Ministério da Cultura, na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, assim como na Nova Agenda Urbana e seus desdobramentos.

Com entrada franca, o evento será no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa. Certificados de participação poderão ser concedidos para aqueles e aquelas que solicitarem.

:: Programação:

14h30 – 14h40
Boas-vindas

14h40 – 15h10
A Agenda de Cooperação do Ministério da Cultura
Adam Muniz – Diretor de Promoção Internacional do Ministério da Cultura

15h10 – 15h40
A cultura como elemento transversal da Agenda 2030
Lorenzo Casagrande
Coordenador do Centro das Nações Unidas Rio Mais

15h40 – 16h10
Aspectos Culturais na Nova Agenda Urbana
Rayne Ferretti – Oficial da ONU Habitat para o Brasil

16h10 – 16h40
A Importância da Cooperação Cultural
Isabel de Paula – Coordenadora de Cultura a.i. da Unesco no Brasil

16h40 – 17h30
Perguntas e respostas

Share