Youtube video downloader Lançamento de “Gestão Cultural”, em parceria com a Fundação de Artes de Niterói – Cátedra UNESCO de Políticas Culturales e Gestão da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

Lançamento de “Gestão Cultural”, em parceria com a Fundação de Artes de Niterói

Ocorreu no dia 05 de junho de 2018, no Solar do Jambeiro (Niterói) o lançamento de “Gestão Cultural”, primeira publicação da Coleção a_ponte com organização de Juliana Carneiro e Lia Baron. Como parceira da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão – FCRB, a Fundação de Artes de Niterói e o Setor de Estudos em Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa, visando à qualificação da gestão cultural, desenvolveram o Seminário Cultura e Territorialidades – ocasião na qual foi lançada a publicação. “Gestão Cultural” é um desdobramento do “Encontro Fluminense de Gestores Municipais da Cultura: troca de experiências”, realizado pela SMC/FAN em 2017.

Como afirmam vários autores deste livro, é na cidade que as relações culturais acontecem, que as produções simbólicas se efetivam, que as imaginações criam, que os laços subjetivos se estreitam. Cabe à gestão municipal reconhecer este dado e garantir, no seu escopo de políticas públicas, que a cultura não seja um tema secundário, mas um assunto estruturante e transversal. Lia Calabre explora a construção e a efetivação dos direitos culturais, ponto também desdobrado por Eliane Costa, que se aprofunda nas políticas culturais e suas relações com as territorialidades urbanas. Carlos Augusto Calil historiciza a gestão cultural no município de São Paulo, contextualizando-a com os desafios apresentados, em todo o território nacional, na condução das políticas públicas. As recentes experiências paulistanas de fortalecimento da cidadania por meio da produção de eventos em espaços urbanos são esmiuçados por José Mauro Gnaspini. E o tema do fomento, hoje central nas ações públicas de estímulo ao setor, é desenvolvido por Carlos Paiva e Tatiana Richard. No prólogo, Danielle Nigromonte, Juliana Carneiro e Lia Baron reconstituem três ciclos das políticas culturais em Niterói, delineando alguns desafios da atual gestão.

http://culturaniteroi.com.br/arq/GestaoCultural_WEB.pdf

clique na imagem para o download

 

Coleção a_ponte

A coleção a_ponte faz parte de um conjunto de iniciativas da Prefeitura de Niterói para o fortalecimento das reflexões, pesquisas e debates sobre a cultura brasileira e suas interlocuções com as políticas voltadas para o setor. Um projeto do selo Niterói Livros, a coleção objetiva estimular e difundir o pensamento sobre os fluxos contemporâneos de produção e gestão cultural, reunindo autores com reconhecida atuação na área.

Share