Youtube video downloader Niterói realiza o Seminário Cultura e Territórios – Cátedra UNESCO de Políticas Culturales e Gestão da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

Niterói realiza o Seminário Cultura e Territórios

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), sob a chancela “Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão”, realiza o SEMINÁRIO CULTURA E TERRITÓRIOS, nos dias 4 e 5 de junho, no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo site www.culturaniteroi.com.br/formulario

Serão oito mesas-redondas e uma conferência, capitaneadas por cerca de 40 participantes com atuação no campo da diversidade cultural e dos agenciamentos territoriais. O encontro contará ainda com o lançamento do livro “Gestão Cultural”, com textos de Lia Calabre, Eliane Costa, Carlos Augusto Calil, José Mauro Gnaspini, Carlos Paiva, Tatiana Richard, Danielle Nigromonte, Juliana Carneiro e Lia Baron.

“A realização deste Seminário é de extrema importância para o aprofundamento das relações entre poder público e sociedade civil, com o objetivo de se construir políticas culturais democráticas e participativas, nas quais se permitam efetivamente o diálogo entre os diferentes atores que atuam no campo, criando espaços de reflexão mais horizontalizados”, afirma Lia Calabre, da FCRB.

No centro do Seminário está o tema da territorialidade, em relevância crescente no ambiente dos fazeres e das políticas culturais brasileiras. As práticas culturais oriundas dos territórios populares e periféricos vêm, há cerca de 20 anos, revelando o quanto são importantes para as cenas artísticas das cidades, tendo incitado a criação políticas específicas ao seu desenvolvimento.

Um dos pontos fortes do Seminário será a troca de experiências entre os realizadores culturais. O público presente terá meios de se aprofundar em temáticas atuais e expressivas no ambiente cultural, como políticas públicas, tradição e reinvenção, comunicação comunitária, novas formas de organização da cultura, estética das periferias, gestão cultural e articulação comunitária, fenômenos culturais que se fortaleceram na última década (como as batalhas de rimas e de passinhos) e gênero.

Com curadoria de Juliana Carneiro e Julia Pacheco e organização de Danielle Nigromonte (subsecretária de Cultura de Niterói), Lia Baron e Roberta Martins (dirigentes da FAN), o SEMINÁRIO CULTURA E TERRITÓRIOS faz parte do ciclo de seminários sobre gestão cultural iniciado em abril de 2017 pela FAN, com o “Encontro Fluminense de Gestores Municipais de Cultura: troca de experiências”. Estas ações vêm sendo pensadas com o objetivo de contribuir, de maneira efetiva, para os processos de articulação de redes de agentes e gestores da cultura, além de estimular a formulação de políticas públicas.

O livro “Gestão Cultural”, primeiro volume da coleção “A Ponte”, um dos resultados do encontro, será lançado no dia 5, às 19h, durante o evento. Trata-se de uma ação de extrema relevância institucional, uma vez que amplia o alcance dos debates realizados naquela ocasião. No coquetel, a publicação será distribuída gratuitamente ao público presente no Solar do Jambeiro.

SERVIÇO:

SEMINÁRIO CULTURA E TERRITÓRIOS

– Dia 04 de junho (segunda-feira)

Credenciamento – 13h30

Abertura – 14h

Mesas – 15h às 19h

 

– Dia 05 de junho (terça-feira)

Credenciamento – 9h30

Mesas – 10h às 18h

Conferência de encerramento – 18h às 19h

Lançamento do livro – 19h

 

Local: Solar do Jambeiro

EndereçoRua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem, Niterói-RJ

Telefones: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223

Entrada gratuita 

 

 

Setor de Estudos em Políticas Culturais

FCRB – Fundação Casa de Rui Barbosa

 

VISITE:

Site – www.casaruibarbosa.gov.br

Blog – http://culturadigital.br/politicaculturalcasaderuibarbosa/

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *